
A sucessão familiar no setor agropecuário será tema de seminário promovido pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa na quinta-feira, 28 de agosto, às 8h, no Centro de Convivência do Idoso de Água Doce. O evento é uma solicitação do deputado Altair Silva (PP), presidente do colegiado. De acordo com o parlamentar, “a sucessão familiar é um dos maiores desafios do setor agropecuário. Será um encontro para debater esses desafios e construir alternativas que garantam a permanência das novas gerações no campo, com qualidade de vida e oportunidades”.
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Santa Catarina possui 375 mil propriedades inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), mas apenas 5% desses estabelecimentos têm o processo sucessório assegurado. Já a Cidasc aponta que o agronegócio responde por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, consolidando-se como um dos principais motores do crescimento e da geração de empregos no Estado.
“Santa Catarina conta com um campo produtivo e forte, que impulsiona a economia e gera empregos. Mas é preciso planejar o futuro: sem a renovação nas propriedades familiares, corremos o risco de comprometer a continuidade desse importante motor do Estado”, explica o deputado.
O seminário conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc) e da Epagri. Os interessados em participar do encontro podem se inscrever previamente no site da Escola do Legislativo: escola.alesc.sc.gov.br.
Fonte: Assessoria Altair Silva
Foto: Divulgação