Alunos vivenciam o mundo mágico da cooperação em atividade promovida pela Cooperja

A Cooperja, por meio do programa Cooperja do Amanhã Escolas e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), e Programa JCC, promoveu uma atividade especial de contação de histórias com o tema “O Mundo Mágico da Cooperação”. A ação envolveu alunos da Educação Infantil até os 4º anos das cinco escolas parceiras da cooperativa, impactando cerca de 670 crianças.

A história foi criada especialmente para a Cooperja pela contadora Maksa Beterli da Silva Molgaro, que trouxe uma narrativa lúdica e envolvente para abordar temas como sustentabilidade e cooperativismo. A atividade também contou com a presença da mascote do Supermercado Cooperja, o Juquinha, que encantou os pequenos e fez parte da história, tornando o momento ainda mais especial. Na história, a personagem Ana descobre os 5 Rs da sustentabilidade, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Repensar, e aprende como pequenas atitudes podem transformar o mundo. De forma criativa, a narrativa estimula valores como responsabilidade, empatia e ação coletiva, incentivando desde cedo uma consciência ambiental e cooperativista.

Para Gabriela Santos da Silva, diretora da Escola Ana Regis Arantes, a experiência foi marcante: “A contação de histórias com a professora Maksa foi um momento inspirador. Ela abordou o tema sustentabilidade de forma lúdica e cativante. As histórias nos permitiram mergulhar em conceitos essenciais sobre o cuidado com o nosso planeta, a importância da preservação ambiental e as pequenas atitudes que fazem uma grande diferença no dia a dia.”

A diretora também destacou a importância de cultivar esses valores desde cedo: “As histórias não só divertiram, mas também semearam importantes reflexões e o desejo de agir de forma mais consciente em relação ao nosso mundo. Agradecemos muito por essa oportunidade de aprendizado tão valiosa e enriquecedora!”. Com ações como essa, a Cooperja reafirma seu compromisso com a educação cooperativista e a formação de cidadãos conscientes e atuantes, desde a infância. 

Fonte: Cooperja 

Foto: Divulgação