
Os conselhos de administração e fiscal da Fecoagro, compostos pelos presidentes das cooperativas filiadas, estiveram reunidos na última quarta-feira para conhecer o encaminhamento da atualização do Planejamento Estratégico da entidade para o período 2025/2030.
Também participaram da reunião operadores comerciais e gestores de planejamento das cooperativas, a fim de serem cientificados sobre os trabalhos que serão realizados até dezembro, sob coordenação do consultor Valdeon Sozo, contratado para conduzir o processo.
Na reunião ampliada, foram revisadas as ações definidas no último planejamento, realizado em 2020, destacando os principais avanços e os projetos ainda não concretizados. Cada gerente de Unidade e de Negócios da Fecoagro apresentou um resumo das suas ações e, em seguida, o consultor explicou que, a partir de agora, serão feitas entrevistas individuais com os presidentes e operadores das cooperativas que têm relação direta com a Fecoagro.
Está prevista, ao final, uma reunião conjunta e presencial para apresentação das propostas levantadas nas entrevistas. Na sequência, o conselho de administração definirá a execução das ações, que deverão ser ratificadas na próxima assembleia geral da Fecoagro.
Atualmente, o Planejamento Estratégico da Fecoagro, definido em 2020, é sustentado por quatro pilares de atuação: Central de Negócios, Indústria de Fertilizantes, Convênios Governamentais e Comunicação. O novo planejamento poderá ratificar e ampliar essas áreas, ou mesmo propor mudanças, conforme as contribuições colhidas nas entrevistas.
Outro ponto a ser avaliado é o sistema de governança da Fecoagro. Será debatido se deve ser mantido o modelo atual — com gestores contratados e dirigentes eleitos acompanhando a execução dos orçamentos anuais por meio de reuniões mensais — ou se haverá alteração para que o presidente eleito tenha dedicação integral à federação, deixando de atuar simultaneamente na cooperativa filiada.
Todas essas definições deverão ser concluídas até dezembro e passarão a vigorar a partir de 2026.
Fonte: Fecoagro