Cooperativistas catarinenses já estão em Portugal

O grupo de líderes cooperativistas da Ocesc e do Sescoop/SC, composto por 28 dirigentes de cooperativas de diversos ramos, já está em Lisboa, Portugal. Eles chegaram neste sábado para cumprir um roteiro de uma semana com eventos de intercâmbio junto a cooperativas e entidades públicas e privadas portuguesas. 

Considerando que Lisboa está quatro horas à frente do horário de Brasília — ou seja, quando no Brasil são 6h, lá já são 10h —, o grupo iniciou, neste primeiro dia útil, seu primeiro compromisso técnico. Na manhã desta segunda-feira, receberam orientações sobre a programação da semana e participaram de uma palestra introdutória da Apex Academy, abordando a participação de líderes na área de inovação, competitividade e acesso a mercados internacionais por meio de conhecimento e conexões estratégicas. 

O conselheiro Luiz Felipe Rosa dos Santos, da Embaixada do Brasil e do Ministério das Relações Exteriores, falou sobre promoção e relações institucionais e comerciais entre Brasil e Portugal, além da abertura de diálogo para iniciativas de incentivo à cooperação internacional. 

Também houve palestra com dirigentes do Grupo ALI – Agrupamento de Produtores de Suínos, entidade criada em 1994 por um grupo de 28 suinocultores e reconhecida pelo Ministério da Agricultura de Portugal. 

A programação de hoje segue com a apresentação da Adega Cooperativa de Palmela e da Confragri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal. 

Mais informações nos próximos programas, com Ivan Ramos, direto de Portugal. 

 

Fonte: Fecoagro  

Foto: Canva