Repercussão das comemorações dos 50 anos da Fecoagro

No último final de semana, a Fecoagro comemorou seus 50 anos de existência. Na programação do dia do aniversário, 25 de julho, foi realizado um evento na capital, que repercutiu positivamente durante toda a semana. Muitas mensagens de felicitações pelo aniversário e pelas homenagens prestadas foram enviadas à Fecoagro. 

A solenidade contemplou homenagens aos representantes das 15 cooperativas que fundaram a Fecoagro, em 1975, bem como aos 10 ex-presidentes que presidiram a entidade ao longo desse período. Apenas o ex-presidente Luiz Carlos Chiocca não pôde comparecer. Sua homenagem foi entregue ao ex-colaborador da Copercampos, Clebi Renato Dias, que se encarregou de repassá-la ao homenageado. 

Entre as lideranças do setor agro presentes estavam representantes da Faesc, Fetaesc, Sindicarne, Acav; políticos como a deputada federal Daniela Reinehr — atuante defensora do agro na Câmara dos Deputados —; os deputados estaduais José Milton Scheffer, presidente da Frencoop na Alesc; Altair Silva, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia; e Mauro de Nadal, ex-presidente da Alesc e defensor do agro e do cooperativismo no parlamento. Também participaram o presidente do Tribunal de Contas de SC e ex-deputado, Herneus de Nadal, e o secretário da Agricultura do Estado, deputado federal Carlos Chiodini. 

Presidentes de todas as cooperativas associadas à Fecoagro também prestigiaram as homenagens, que foram marcadas por emoção e gratidão aos idealizadores e aos que deram continuidade à história da entidade. 

Ivan Ramos, atual diretor executivo e único colaborador que atua na Fecoagro desde a sua fundação, também foi homenageado. Seu discurso será apresentado no quadro “Comentário da Semana”. 

Durante a solenidade foi lançado o livro Fecoagro – 50 Anos, que narra toda a trajetória da entidade. A publicação reúne depoimentos dos atuais presidentes das cooperativas, entrevistas com fundadores que ainda estão vivos e homenagens a personalidades que fizeram parte dessa história. Com 104 páginas, o material foi produzido pela jornalista Andressa Recchia, publicado pela Editora Expressão e distribuído gratuitamente. 

Além disso, o livro conta com o apoio institucional do SESCOOP/SC, reforçando o compromisso do Sistema OCESC com a valorização da memória cooperativista e a divulgação das ações que fortalecem o cooperativismo em Santa Catarina. A obra é, também, um instrumento de educação e promoção da cultura cooperativa. O livro também está disponível em versão digital. 

Aury Bodanese, fundador e primeiro presidente da Fecoagro, foi representado por seu neto, Pedro Henrique Bodanese Toledo. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a reprodução, por meio de inteligência artificial, de uma frase dita por Aury em reunião da Fecoagro, em 1978. 

 

Durante a solenidade, o presidente da Ocesc e vice-presidente da Fecoagro, Vanir Zanatta, destacou em seu discurso a relevância da Fecoagro no setor cooperativista catarinense. 

 

O presidente da Aurora Coop e ex-presidente da Fecoagro, Neivor Canton, falou em nome dos ex-presidentes, ressaltando a importância da união das cooperativas defendida pela Fecoagro e o trabalho de comunicação realizado para informar os agricultores associados. 

 

O ex-deputado e presidente da Ocesc e da Cravil, Ivo Vanderlinde, falou em nome dos fundadores, relembrando o surgimento do cooperativismo integrado antes mesmo da fundação da Fecoagro. Ele atribuiu o sucesso inicial ao trabalho de extensão rural liderado por Glauco Olinger e reforçou que, com a fundação da Fecoagro, o cooperativismo agropecuário se tornou mais integrado, profissional e de resultados. 

 

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, também foi homenageado como ex-presidente da Fecoagro. Ele foi eleito no período em que a entidade estava desativada, mas não extinta, acumulando o cargo com a presidência da Coocecrer (atual Sicoob Central). Cumpriu um curto mandato sem atividades operacionais e, posteriormente, devolveu a presidência a Aury Bodanese, que decidiu retomar as atividades da Federação em 1991. 

Pedrozo relembrou sua participação nesse processo. 

 

Fonte: Fecoagro